O purgatório é um estado temporário de purificação para as almas que morreram na graça de Deus, mas que ainda não estão totalmente purificadas para entrar no céu. Essas almas necessitam ser purificadas de seus pecados veniais, e das penas temporais de seus pecados já perdoados.
Passagens Bíblicas que nos indicam a realidade do purgatório:
I Jo 1,5 / 2 Mc 12, 39-45 / Mt 5, 25-26 / Mt 12, 31-32 / Mt 18, 21-35 / Lc 12, 41-48 / 1 Cor 3, 11-15
“Aqueles que morrem na graça e na amizade de Deus, mas imperfeitamente purificados, estão certos da sua salvação eterna, todavia sofrem uma purificação após a morte, afim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu” (Catecismo da Igreja Católica, 1030).
1. Oração de Santa Gertrudes
“Eterno Pai, eu Vos ofereço o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as missas que hoje são celebradas em todo o mundo, por todas as santas almas do purgatório, pelos pecadores em todos os lugares, pelos pecadores na Igreja Universal, pelos da minha casa e meus vizinhos. Amém.”
Segundo a tradição, Jesus prometeu a Santa Gertrudes que cada vez que esta oração fosse rezada, mil almas seriam libertadas do purgatório.
2. Terço do Amor
A Irmã Consolata Beltrone (1903 – 1946) foi uma religiosa, capuchinha italiana, escolhida por Deus para confirmar ao mundo a doutrina do Caminho da Infância Espiritual, ensinada por Santa Teresinha do Menino Jesus.
O Terço do Amor é rezado nas contas do Terço Mariano
Reza no início: Pai-Nosso, Ave-Maria, Creio
Reza nas contas do Pai-Nosso: Doce Coração de Jesus, sede meu amor! Doce Coração de Maria, sede minha salvação!
Reza nas contas das Ave-Marias: Jesus, Maria, eu Vos amo, salvai almas!
Ao final do terço: Sagrado Coração de Jesus, fazei com que eu Vos ame cada vez mais! (3 vezes)
Promessa de Nosso Senhor: Cada vez que se pronuncia o Ato de Amor: “Jesus, Maria, eu Vos amo, salvai almas!”, uma alma é salva!
Esta oração é um ato de perfeita caridade pela incessante súplica em favor de todas as almas, as da Igreja militante, que somos nós, e as da Igreja Padecente, que são as almas do purgatório. Atrai uma chuva de graças particulares e, sobretudo, prepara o triunfo da Misericórdia Divina nos corações humanos.
3. Oração a São Nicolau de Tolentino
Oh! glorioso Taumaturgo e Protetor das almas do purgatório, São Nicolau de Tolentino! Com todo o afeto de minha alma te rogo que interponhas tua poderosa intercessão em favor dessas almas benditas, conseguindo da divina clemência a remissão de todos os seus delitos e suas penas, para que saindo daquele tenebroso cárcere de dores, possam a ter no Céu a visão beatífica de Deus. E a mim, teu devoto servo, alcançai-me, oh! grande santo!, a mais viva compaixão e a mais ardente caridade até aquelas almas queridas. Amém.
São Nicolau de Tolentino, rogai por nós.
São Nicolau de Tolentino, rogai vos pedimos pelas Santas Almas do purgatório.
4. Oração do Descanso Eterno
Dai-lhes Senhor o descanso eterno. E que a luz perpétua os ilumine. Descansem em paz.
Pai Misericordioso, eu vos ofereço o sangue precioso de Nosso Senhor Jesus Cristo para alívio das almas sofredoras, que ainda padecem no purgatório. Amém
5. Salve Rainha pelos Mortos (extraída do livro “Sufrágio”)
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, não só neste vale de lágrimas, porém ainda no lugar de nossa expiação! Salve! A vós clamamos, consoladora dos aflitos; a vós suspiramos, gemendo e chorando por nossos irmãos que sofrem no Purgatório. Esses vossos olhos misericordiosos volvei a eles, Advogada nossa e lhes mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Isto vos rogamos encarecidamente por eles, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria! Intercedei pelos mortos, Santa Maria! Intercedei pelos mortos, Santa Mãe de Deus, para que entrem já no gozo das promessas de CRISTO. Amém.
V – Oremos: Ó Deus que perdoais aos pecadores e desejais a salvação dos homens, imploramos a vossa clemência por intercessão da Bem-aventurada Maria sempre virgem e de todos os Santos, em favor dos nossos irmãos, parentes e benfeitores, que saíram deste mundo, a fim de que alcancem a bem-aventurança eterna. Por JESUS CRISTO Nosso Senhor.
R – Assim seja.
Santo Agostinho, disse em um sermão aos seus diocesanos de Hipona: “Não há dúvida de que as orações da Igreja, principalmente o sacrifício da santa Missa, e as esmolas dos fiéis ajudam os defuntos a serem tratados mais docemente do que mereciam por seus pecados”.
São Cirilo escreveu: “Não é com lágrimas que se socorre um defunto, mas pelas orações e esmolas. Não deixeis de assistir os mortos, rezando por eles”.
Segundo Santa Catarina de Siena, as almas do purgatório que foram libertadas, intercederão pelos seus benfeitores diante de Deus, e os receberão quando chegarem ao céu.
E-book “Os Santos e a Vida em Cristo: lições para hoje”: