Orações e Meditação

Santo Agostinho: Tarde Te Amei e a busca pela verdade.

“Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu, lá fora, a procurar-te; disforme, lançava-me sobre estas formosas criaturas que criaste. Estavas comigo, e eu não estava contigo.

Retinham-me longe de Ti aquelas coisas que, se em Ti não estivessem, não seriam.

Chamaste, clamaste e rompeste minha surdez; brilhaste, resplandecestes e afugentaste minha cegueira; exalaste perfume, e eu respirei, suspirando por Ti; provei-te, e agora tenho fome e sede de Ti; tocaste-me, e ardi por Tua paz.”

Livro: Confissões

Santo Agostinho biografia resumida:

Santo Agostinho nasceu em 13 de novembro de 354, em Tagaste, no norte da África. Recebeu uma educação clássica, estudando em Cartago. Durante sua juventude, viveu de forma bastante mundana, incluindo um período como maniqueísta.

Em 386, após uma profunda crise espiritual, converteu-se ao cristianismo, influenciado pela leitura das Escrituras e pelos ensinamentos de Santo Ambrósio. Importante também comentar sobre as súplicas de sua mãe Santa Mônica pela sua conversão; foram anos de oração e penitência pelo filho Agostinho.

Agostinhho tornou-se Bispo de Hipona em 395 e dedicou-se a escrever, pregar e combater heresias.

Obras principais:

  • Confissões;
  • Cidade de Deus;
  • A Trindade

Santo Agostinho foi proclamado Doutor da Igreja por suas contribuições intelectuais e espirituais.

Sugestão de Leitura:

As Basílicas Papais de Roma: História, Relíquias, Arte e Localização – Petrus33

Michelle Lima

Mãe, católica, servidora pública e especialista em saúde. Gosta de explorar e escrever sobre temas da Igreja e turismo religioso, combinando fé com a paixão por viagens e história. Seu objetivo é informar através das palavras, promovendo bem-estar e conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *